Estudos apontam que a qualidade do sono é etapa fundamental no equilíbrio psicológico
Não é segredo que a qualidade do sono determina a rotina diária. Quando passamos por uma noite mal dormida, todas as atividades que devem ser executadas nas horas que se seguem, sofrem. No entanto, você já parou para pensar como a qualidade do sono influencia sua saúde psicológica?
No mês de setembro, o sono virou pauta ativa graças ao projeto Setembro Amarelo, que busca informar melhor aos cidadãos sobre os transtornos emocionais como forma de prevenção ao suicídio, e a qualidade do sono tem papel fundamental no equilíbrio emocional.
A Universidade da Pensilvânia realizou um estudo que relaciona diretamente a qualidade do sono a possíveis distúrbios emocionais e emitiu ao mundo um alerta: os seres humanos se estressam cerca de 37% a mais com os desafios diários quando não respeitam seu período de descanso e prejudicam a qualidade do sono.
A relação entre o sono e as emoções tornou-se tão expressivamente clara que, segundo os dados da pesquisa, a má qualidade do sono, com interrupções e posicionamento inadequado, pode, certamente, causar distúrbios de ansiedade e depressão.
Por isso, fique atento: quanto menos você investir em seu repouso, maiores serão as chances de dias com sentimentos de tristeza, níveis mais elevados de estresse e exaustão mental. Se você ainda não assumiu um compromisso com sua qualidade do sono, priorize seu bem-estar como forma de prezar por sua saúde.
A má qualidade do sono provoca reações exageradas que prejudicam seus relacionamentos
De acordo com a análise de estudos relacionados à qualidade do sono, quanto mais as pessoas se submetem a noites mal dormidas, mais respostas socioemocionais negativas são estimuladas, tornando as respostas emocionais mais intensas e menos propensas à assertividade.
Um claro sinal de reatividade emocional em situações de má qualidade do sono é a antipatia e indisposição matinal gerada por uma noite de sono inadequada. A falta de descanso provoca dificuldades de observação e numerosos bloqueios em relevar e ponderar sobre comportamentos que terminam gerando desgastes sociais no cotidiano.
Respeite sua qualidade do sono como forma de se preservar emocionalmente.
A mudança em sua qualidade do sono depende de você
Seja por meio de um estudo mais profundo do que afeta a qualidade do seu sono ou através de uma análise emocional, valorize o seu repouso. Dormir bem é a forma mais segura de alcançar um bom equilíbrio emocional.
Outro ponto a ser observado é como você investe em seu ambiente de descanso: quartos abarrotados, má alimentação, colchões e travesseiros ruins, minam sua qualidade do sono por provocarem agitação, dores e incapacidade de relaxamento.
Estudos do sono demonstram que para atingir o sono REM é imprescindível que haja uma boa composição no ambiente.
Seu horário de descanso é o mais importante do seu dia. Cuide de sua saúde garantindo a boa qualidade do seu sono.
E, para chegar lá, conte com a gente:
A Atlas Colchões é pioneira em garantir uma noite tranquila de sono para você! Visite uma de nossas unidades.