Você tem dormido bem? Talvez você não saiba, mas a capacidade de dormir bem influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, em contrapartida, noites mal dormidas provocam alterações significativas de humor, logo, diminuem o poder de concentração tornando o seu dia menos produtivo.
Muitas vezes, por conta de uma rotina acelerada, mais pessoas sofrem com distúrbios do sono. De acordo com dados do Instituto do Sono, 63% dos Brasileiros contam com algum quadro relacionado ao distúrbio de sono, um exemplo é a insônia. Para que você também não sofra com as sérias consequências da má qualidade do sono, confira as melhores dicas para dormir bem e garantir mais qualidade de vida.
1. Crie uma rotina
O primeiro passo é essencial. É muito importante que você organize uma transição entre suas atividades rotineiras e o momento de dormir. Para isso, crie uma rotina com horários bem definidos para o seu descanso. E lembre-se: dificilmente você conseguirá dormir logo após os seus momentos de maior agitação e vigor. Com isso em mente, procure organizar melhor os períodos para trabalhar, se divertir, deitar, utilizar o celular e dormir.
2. Desligue os dispositivos eletrônicos, pelo menos uma hora antes de dormir
Procure não utilizar mais o seu celular, tablet ou notebook ao menos uma hora antes de dormir. A luz dos aparelhos afeta a qualidade do sono e o acesso constante às mensagens e conteúdos mantém a mente ativa. Evite também cair no sono com a televisão ligada, pois ela toma a atenção e dificulta que o cérebro atinja a fase de sono profundo.
3. Jantar alimentos leves e evitar bebidas estimulantes
Alimentos muito pesados podem prejudicar o sono quando são consumidos em excesso no período noturno. Se você deseja dormir melhor, repense suas refeições feitas no período da noite. O ideal é que você busque sempre priorizar opções leves e evitar os carboidratos no jantar. Além disso, se você tem tendência à insônia, evite também bebidas com cafeína, como café, chá-preto, refrigerante, chá-mate e energético. Elas não devem ser tomadas pelo menos 5 horas antes do horário de dormir.
4. Inclua os exercícios físicos na sua rotina
Uma excelente forma de melhorar a qualidade do seu sono é ter o hábito de praticar exercícios, por pelo menos meia hora por dia. O gasto energético faz com que o corpo precise descansar, facilitando assim o processo de adormecimento. O ideal é que as atividades sejam feitas antes das 21 horas, especialmente entre quem tem tendência a dormir mal, para que a mente não se mantenha muito ativa no horário de sono.
5. Prezar pelo conforto e pelo silêncio
Torne o seu quarto um ambiente saudável e propício para o sono. É possível fazer isso de forma simples, certifique-se de que o seu quarto é silencioso e um ambiente confortável para que você consiga dormir bem e com tranquilidade. Evite cumprir obrigações e realizar atividades na cama, fazendo que o seu corpo e seu cérebro a reconheçam apenas como um lugar de descanso. Preze por um quarto escuro, com temperatura amena e utilize um pijama confortável.
Sabemos que em alguns casos de distúrbios do sono exigem tratamentos médicos em algumas situações, mas ela pode ser evitada por meio dos cuidados que sugerimos na grande maioria das vezes. Procure adotá-los e observar quais hábitos funcionam melhor para você, não hesitando em buscar ajuda sempre que julgar necessário!
Que tal receber uma consultoria de sono gratuita para dormir melhor? acesse nosso site, faça o seu cadastro e vamos entrar em contato com você.